Acontecimentos passados na nossa zona de acçao

A companhia de caçadores 2606, tinha uma determinada área a defender, e era muito grande, os locais eram: Santa Cruz, Foz do rio Massanza, Macocola, Sukuku, Macolo e naturalmente Quícua, mas o melhor que tínhamos era Santa cruz, e Macocola.


Vila de Macocola
Macocola






      





 Duas vilas pequenas, mas onde havia população de origem europeia, (brancos), e era muito sossegado, mas a uma determinada altura começou a ser ameaçada, a vila de Santa Cruz, não na vila mas nos arredores, os nativos se vinham queixar de que o inimigo raptavam os povos das Sanzalas, e a razão disso foi que, uma companhia de engenharia, que  andavam a abrir uma picada (uma passagem ou um caminho para circularem viaturas), e essa mesma picada ia passar no aquartelamento do inimigo, que ate a altura era desconhecido pelas  forças militares no terreno, e numa altura quando se fazia a protecção ao reabastecimento, e num cruzamento, Quicua-Massau, sofremos uma emboscada, mas com tanta sorte, que o inimigo tinha na fita de balas na metralhadora que usavam, uma falsa munição e a respectiva arma encravou, fomos em perseguição deles e a única coisa que conseguimos foi a apreensão da metralhadora.



Mais uma missão no mato da zona de ação de Quicua
1970


Como a região começou a ficar destabilizada, os civis de Santa Cruz com a ajuda dos militares e com os seus jipes, começaram a patrulhar a região, e diziam, não há que ter medo, isso são meia dúzia de insurrectos e nós vamos acabar com eles, e foi numa operação destas comandadas pelo capitão Abílio Batista, e comandante da companhia de caçadores 2606.





Capitão Abílio Baptista, primeiro comandante
da companhia 2606, ferido, e ficando sem uma perna numa mina antipessoal
infelizmente já faleceu
 Este mesmo pisou uma mina anti pessoal, ficando sem uma perna, foi aqui que viram que afinal não era meia dúzia de insurrectos, mas mesmo assim o nosso comandante de batalhão, o coronel Fradinho da Costa, também quis saber o que se passava, e resolveu acompanhar uma operação, e montado numa viatura GMC, rebentou uma mina anti carro, o comandante bateu com a cabeça no tejadilho da viatura e ficou atordoado, o enfermeiro que veio em seu auxilio, perguntou, -O meu comandante esta ferido? – Responde ele, não, não, me faz aqui uma fotografia, mas felizmente ele não ficou ferido.


Eu, Guedes e Medeiros
sentados na frente do edifício
da administração comunal
em Santa Cruz, 1970





Operação nas matas de Macolo
1971


Vila de Santa Cruz, hoje Milunga 1970
eu, meu amigo Guedes e o Medeiros, açoreano
Em cima se vê o edifício da Administração




























       














   
Eu a preparar o pequeno almoço
na cozinha em Santa Cruz 1970

1 comentário:

  1. A CART 2731 esteve de facto a dar proteção a uma Companhia de Engenharia, a partir de Setembro de 1971, mas quando lá chegamos já os trabalhos para a abertura dessa picada estavam próximos do Morro do Recúo (onde estivera inslalada uma quantidade considerável de guerrilheiros da FNLA). que foram desalojados, em Janeiro de 1971, no seguimento de violentos combates, em que estiveram envolvidas entre outras forças a Força Aérea e 2 Companhias de Comandos.

    ResponderEliminar